segunda-feira, 4 de abril de 2011

Do anonimato para a fama

    

    As redes sociais chegaram mesmo para ficar. Existem hoje cerca de 190 milhões de usuários no Twitter e 65 milhões de “tweets” por dia. Já o Orkut, criado em 2006 tem aproximadamente 30,3 milhões de usuários.O facebook está em plena expansão, sempre criando ferramentas novas.
     
      Quem antes não tinha voz, como por exemplo, os tímidos, hoje são populares na internet com muitos seguidores no Twitter, como é o caso de Roberto Guimarães, 20, que se auto-intitula técnico em mecatrônica, músico, blogueiro e desocupado.
    
     Roberto, ou melhor, @Rto.21, é um grande blogueiro e celebridade no Twitter, ele tem mai de 6000 seguidores! Seu blog, as4paredes.blogspot.com, tem inúmeros comentários diários. Roberto participa de mais de oito redes sociais. Quanto à timidez, Roberto afirma: “Devo ser mais popular na internet, por ser menos tímido lá e mais pessoas terem acesso aos meus pensamentos. Afinal, não posso sair gritando no meio da avenida Paulista, o que eu estou pensando. Bom, poder, eu até posso, mas seria bem estranho e provavelmente ia ter que me esclarecer em alguma base móvel da polícia. Enfim, é mais fácil twittar”.

      
         O MSN é o meio de comunicação virtual mais usado no Brasil e Roberto acha que o MSN serve para o bem, mas alerta: “Uma fonte de comunicação gratuita entre pessoas não tem como ser ruim, mas você tem que saber a hora de trabalhar, estudar, viver e não ficar no só no MSN. É bom ter seus amigos mais íntimos conectados. Também é ótimo poder ter uma DR (discussão de relacionamento) jogando “FIFA” e sem nenhum rolo de macarrão voando na sua testa. Mesmo assim, não se pode criar uma dependência, virar um “antropofóbico”. Uma curiosidade sobre Roberto é que ele não permite que seja divulgada nenhuma foto sua na internet, pois acha que poderia mudar a opinião de seus seguidores sobre ele.

          O músico Rodrigo Damaso Gomes, 23, utiliza as redes sociais para promover a sua banda. Rodrigo diz que esses novos recursos abrem portas e oportunidades e que se aliadas ao mundo real pode haver um benefício mútuo entre o real e o virtual, mas alerta: “Eu acho que a mudança de significados que emprestamos às coisas que afetam nosso dia-a-dia está cada vez mais constante e rápida, isso por causa da internet. Estamos mesmo na era do fast-food e as pessoas são produtos hoje. Então, pode ser que chegue uma hora em que vamos dar um passo p/ trás, ver o panorama, e passar por um reajuste coletivo.”

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