quarta-feira, 6 de julho de 2011

A vida na rua, Livro de foto reportagem sobre pessoas em situação de Rua


     São Paulo é uma cidade de vários contrastes, pois nela podemos observar as mais variadas formas de se trabalhar, viver, e de sobreviver. Em meio a essa selva de pedra está um grupo de pessoas que muitas vezes passam despercebidos entre nós, eles são as pessoas em situação de Rua de São Paulo, esquecidos pela sociedade eles vivem às custas da boa vontade das pessoas para sobreviver. Muitos deles vivem a margem da criminalidade, são viciados em drogas, cometem atos ilícitos, mas há também os que trabalham ou tentam trabalhar para obter uma vida no mínimo digna.

      “São Paulo, um outro olhar” irá abordar a vida dessas pessoas que vivem nas ruas da capital, como fazem para se alimentar, dormir, trabalhar, e sobreviver e meio ao caos da cidade grande.  Relatar histórias de lutas e conquistas, tristezas e pobrezas e saber quais foram os fatores que contribuíram para que  eles viessem parar na rua.
     
       O projeto apresentado será uma mistura de livro fotográfico com livro reportagem cada foto apresentada tentará contar a história de vida da pessoa, saber quais motivos a levaram a morar na rua. O projeto terá uma abordagem critica sobre o tema e tentará levar o leitor a uma reflexão sobre o assunto, fazer com que a pessoa que consuma o produto tenha uma nova visão sobre a cidade e o espaço que ela ocupa na sociedade e consequentemente ver os moradores de rua com outro olhar.

    Por meio da fotografia o leitor será convidado a conhecer um pouco mais sobre o verdadeiro mundo dos moradores de rua, o livro irá mostrar personagens com histórias ricas e fascinantes sobre essas pessoas que sobrevivem nas ruas da mega metrópole que é São Paulo.  Eles vivem nas ruas por opção ou falta de oportunidades? A culpa é da sociedade ou dos órgãos públicos que não dão a devida atenção para os projetos sociais. Cada leitor irá tirar suas próprias conclusões e por meio de uma analise critica, irá forma sua opinião sobre o tema.

      Atualmente os moradores de rua são vistos, quase sempre, como marginais que vivem no meio da criminalidade e em condições insalubres de higiene, mas será que todo morador de rua é realmente isso que a sociedade pensa ao seu respeito? Há moradores de rua que trabalham e ganham dinheiro honestamente? Há ainda aqueles que perderam tudo, mas mesmo assim deram a volta por cima e hoje não moram mais nas ruas? Essas e outras questões serão abordadas no projeto que também irá mostrar o dia a dia dessas pessoas que foram esquecidas pela sociedade.
   

     O verdadeiro objetivo do projeto será humanizar esses seres humanos que mais parecem bichos e sofrem com preconceito que a sociedade impõem sobre eles. Com isso, os moradores de rua acabam por chegar a um veredicto similar ao da sociedade a respeito deles mesmos: o do que são vagabundos, selvagens e pessoas irresponsáveis e desequilibradas, totalmente ineptos para a vida em conjunto com a sociedade. Mas até onde isso e verdade?

Em breve...

Nenhum comentário:

Postar um comentário