segunda-feira, 1 de abril de 2013

Conheça os Croods uma família moderna que vive nos tempos das cavernas

Animação aborda a relação da família e ainda faz analogia ao "mito da caverna" de Platão



     Os Croods são uma família como outra qualquer que conhecemos por aí. Grug é um pai ciumento e portetor que faz de tudo para que a sua família não descumpra suas regras e vivam numa boa. Ugga é a mãe conselheira que esta sempre cuidando da caçula Sandy e do garoto Thunk, já Eep é a jovem rebelde e adolescente que esta louca para descobrir novos mundos. Na família também vive a  simpática vovó que está sempre se metendo em confusão. Essa família poderia ser como outra qualquer, mas o fato que chama a atenção é que eles vivem nos tempos das cavernas e  estão lutando para sobreviver ao fim do mundo.

     Mas o sossego da família está prestes a acabar, isso acontece quando a filha mais velha conhece o jovem e aventureiro adolescente Guy, que está a procura de um novo e seguro lar, a partir daí essa família vai viver e enfrentar as mais loucas aventuras para sobreviver a uma grande tragédia que está para acontecer.    Logo numa das primeiras cenas, “Os Croods” mostram a que veio, quando a família sai para buscar seu café da manhã, temos uma eletrizante cena de ação, com muita correria e humor, além de grandes efeitos e um competente 3D.

Guy protege Eep da chuva

    O filme é fiel na época ao retratar os personagens no período pré-histórico, o design dos personagens, que apesar de carismáticos, ainda guardam aquele ar pré-histórico bruto e bronco, e por isso mesmo muito engraçado. Todos os personagens da família guardam uma característica que os define e os diferencia uns dos outros. Os bichos que aparecem no filme são um show a parte, todos parecem que foram misturados em outros bichos por isso é possível identificar um enorme gato que ao mesmo tempo parece um tigre dente de sabre ou uma baleia que ao mesmo tempo parece ser uma enorme tartaruga. 

Os estranhos e divertidos bichos de "Os Croods"
     O mito da caverna

    O filme além de divertir ainda faz uma analogia ao famoso "mito da caverna de Platão", no longa o pai faz de tudo para que a família não saia da caverna a noite para protege-los do perigo, ele usa a contação de histórias e faz desenhos na paredes da caverna para assustar ainda mais a família que acaba o obedecendo ao pai. Já o "mito da caverna"  foi usado pelo famoso filósofo para  falar da "luz da verdade". Ele  imaginou uma história com seres humanos que nunca saíam de uma caverna. Mas, na parede, eles viam sombras de homens que estavam do lado de fora. Ouviam também os sons desses homens. E então, eles começaram a pensar  que as sombras eram pessoas. Até que um dia um deles foge e descobre que o mundo ("a verdade) é tudo o que estava do lado de fora da caverna.

"Os Croods" é um filme divertido e muito bem contato que fala da relação em família, perdão, amizade e amor, além de ser uma grande aventura que vai agradar não só as crianças mas também a muitos adultos. Vale a pena conferir.

Conheça agora os personagens do filme:










Veja o trailer do filme:




3 comentários:

  1. Os croodes ê muinto lecau

    ResponderExcluir
  2. Os Croods é muito legal o filme, os gráficos, o jeito que a família é bem legal a forma como eles lidam com a fome e eles vão evoluindo cada vez mais. Mas essa é a MINHA opinião!

    ResponderExcluir