segunda-feira, 9 de abril de 2012

Personagens cativantes ensinam a preservar a natureza em "O Lorax"

    
       Se você vai assistir a "O Lorax: em busca da Trúfula perdida", nova animação da Pixar e DreamWorks, prepare-se para entrar em um mundo onde não há mais árvores, os peixes podem respirar fora d'água, há ursinhos lindos e fofinhos para brincar e pássaros dourados que entendem tudo o que você fala.

       A trama se passa na artificial cidade de Thneed-Ville, onde tudo é de plástico. Lá, o jovem Ted procura uma árvore de verdade na tentativa de impressionar a garota de seus sonhos, a vizinha Audrey. Com esse intuito, ele sai dos limites da cidade e vai falar com o misterioso Umavezildo, que lhe conta como aconteceu o sumiço das trúfulas (exóticas árvores com pelos no lugar das folhagens) e sobre o estranho Lorax, que cruzou seu caminho quando este resolveu derrubar as florestas em busca de lucro.


      O personagem que dá nome ao filme é um simpático e bigodudo herói que é a entidade encarregada de proteger a natureza, embora não possa fazer mais do que dar conselhos. Porém, as aventuras e as boas intenções do garoto Ted não são bem vistas por Mr. O’Hare, um baixinho milionário que fez fortuna às custas da poluição da cidade, vendendo ar puro a preços elevados.
  
      O Lorax é uma criação literária de Dr. Seuss publicado originalmente em 1971 e adaptado para a TV no ano seguinte. Sua função é contar, através de uma fábula infantil, uma história que ajude na conscientização das crianças a respeito dos perigos do desmatamento descontrolado das floras mundiais. O personagem é uma criatura alaranjada que “fala pelas árvores” e que aparece para tentar mudar a concepção de pessoas tomadas pela ganância. 



     A intenção do filme é de conscientizar às plateias juvenis, o filme faz de tudo pra chamar atenção ao tema proposto. Desde o funeral da árvore morta até o discurso final, a impressão que fica é que os realizadores (os mesmos do divertido “Meu Malvado Favorito”) querem que os jovens saiam dos cinemas prontos para mudar o mundo. Além do mais, o uso de um humor leve e a presença de criaturas adoráveis (o ursinho obeso é o meu preferido) também favorece essa intenção. 

"O Lorax" garante boa diversão para jovens e adultos, além de levar uma mensagem que muitos ainda podem considerar clichê, mas que nunca deixa de ser bem vinda: Salve a natureza!


        

Nenhum comentário:

Postar um comentário