quinta-feira, 16 de setembro de 2010

"Nosso Lar" leva multidões ao cinema



O espiritismo está mesmo em alta, ultimamente tudo que envolve essa questão faz sucesso. No cinema, começou com o filme “Bezerra de Menezes-o diário de um espírito”(2008),que teve pouca divulgação, mas acabou levando cerca de 500 mil espectadores aos cinemas de todo o Brasil, já “Chico Xavier” lançado em abril desse ano arrecadou 6,2 milhões de espectadores, “Nosso lar” já obteve, até agora, mais de 16 milhões apenas em três semanas.

Nosso Lar é o filme mais caro da história do cinema brasileiro, custou o equivalente a 20 milhões, custo esse que certamente será superado pela bilheteria nas próximas semanas. Mas como explicar a razão de tanto sucesso? Seria coisa do além? Ao contrário, é tudo muito real, e os números estão aí para provar isso, a força do cinema espírita está na divulgação. Um filme com esse tema, antes de ser exibido nos cinemas,é mostrado e divulgado nos centros espíritas, dessa forma, o filme e indicado para várias outras pessoas do seu meio, não necessariamente espíritas.



O filme que é baseado em um best-seller psicografado em 1944 por Chico Xavier, narra a morte do médico André Luiz, a dolorosa passagem pelo umbral(uma espécie de purgatório)antes de chegar à colônia espiritual 'Nosso Lar', uma espécie de cidade que reúne os espíritos em recuperação, entre uma reencarnação e outra. Lá ele descobrirá que a vida continua depois da morte e é muito semelhante com a vida que temos na terra. André fica impressionado com o que vê, e passar a entender o verdadeiro significado da vida.


Se “Nosso Lar” fosse um filme bom, talvez o sucesso seria até melhor, o filme tem falhas visíveis no roteiro e na direção assinada por Wagner de Assis. A filosofia espírita é mostrada de forma didática, perdendo sua naturalidade.No filme, há algumas cenas poderiam ser muito melhores, como a cena que André encontra sua mãe, os atores não conseguiram passar a emoção que a cena pedia, não caiu ao menos uma gota de lagrima dos olhos do protagonista, uma pena porque essa cena, no livro, é uma das mais emocionantes, mas na tela isso não deu muito certo.


Os efeitos especiais tão comentados deixam a desejar, há cenas em que a cidade espiritual parece desenhada no papel, e isso porque toda parte de efeitos especiais foram feitas no EUA, por produtores de Hollywood. A trilha sonora é assinada pelo talentoso Philip Glass. Nos efeitos , o destaque fica por conta das cenas passadas no umbral, que mostra todo o lado negro e sombrio do filme, o ambiente ficou parecido com um filme de terror.

“Nosso Lar” é um filme que tinha tudo para emocionar, mas acaba não convencendo, quando digo isso não falo em relação à doutrina espírita, que é inquestionável, pois cada tem a sua religião. O filme deixa desejar na parte cinematográfica, na qual poderia ser bem melhor.

Um comentário:

  1. Fraco sem graça e sem emoção.
    Em momento algum conseguiram passar a veracidade em que ELES acreditam. Não falo isso por não ser espírita e sim por ser um cinéfilo exigente :). Efeitos especiais caros com cara de baratos o tal do umbral parecia o clip "Thriller Michael Jackson" por alguns momentos achei que ele fosse aparecer dando mais emoção no roteiro falho e cheio de buracos.
    O filme não passou de mais uma ficção "BARATA" digamos,... Sessão da Tarde para telespectadores da 3° idade.

    ResponderExcluir