sexta-feira, 3 de setembro de 2010

“O último mestre do ar”, diretor tenta ser fiel ao desenho



Estreou um dos filmes mais aguardados do ano, pelo menos pra mim, (rs rs ) que sou fã de mangá (desenho japonês), calma se você não está entendendo nada eu explicarei: “O último mestre do ar” na verdade é uma adaptação do desenho “Avatar, a lenda de Ang” exibido pela Nickelodeon. O filme teve que mudar de nome por não poder usar “Avatar” pelo fato de já está registrado por James Cameron.

O longa é dirigido por M. Night Shyamalan, mesmo diretor de “O sexto sentido” (1999), “Corpo fechado” (2000). A principio a intenção de Shyamalan é de fazer uma trilogia de “O último mestre do ar”, mas isso vai depender a bilheteria do filme, fato esse que pode não acontecer, pois o filme não teve muita repercussão por onde passou, é uma pena porque o longa está bem feito e tentar ser o mais parecido possível com o desenho.

“O último mestre do ar” nos leva para um mundo que é dividido por quatro nações (água, terra, fogo, ar), cada nação domina o poder do seu elemento. O povo mais poderoso, no caso o fogo, quer dominar as outras nações, escravizando e proibindo-os de usar seus poderes. O único capaz de salvar as outras nações da tirania do senhor do fogo é o jovem Ang, encarnação do Avatar, ou seja, o único que consegue dominar os quatro elementos e por fim no império da nação do fogo.


A missão de Ang não é tão simples como parece, para derrotar o senhor do fogo ainda é preciso aprender a dominar alguns elementos como a água, terra é o fogo, para isso ele contará com a ajuda dos irmãos da tribo da água katara é Sokka, personagens que ajudam Ang na luta contra a nação do fogo.


No desenho cada personagem tem seu passado repleto de mistérios e segredos que é contado ao longo da história, já no filme, até mesmo pelo pouco tempo, esse passado não fica tão evidente, fato que acaba comprometendo algumas cenas do filme, mas que não atrapalha no seu desenvolvimento. A trama é bem contada e as cenas de ação e de efeitos especiais não deixam a desejar.

Se não falta ação, falta comédia o filme é serio demais. Faltam muitos elementos de humor que são característica do desenho, até mesmo Ang é engraçado e vive fazendo besteiras. Já no filme não teve tempo para isso, todos estão sérios e preocupados em salvar o mundo.

“O último mestre do ar” é um dos melhores filmes adaptados de desenhos, (em vista de Dragon Ball evolution, 2009, que deixou a desejar) pois tenta seguir fielmente sua matriz, mas devia trazer elementos que cative o publico em geral e não só os fãs do desenho, que certamente vão adorar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário