quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Artista francês cria "Casas Voadoras"



    Quem disse que casas não podem voar? Para o artista francês Laurent Chéhère podem sim. Laurent é um publicitário  que já teve alguns trabalhos premiados e há pouco tempo decidiu se aventurar na fotografia, e já começou surpreendendo com sua mais recente obra, As Casas Voadoras. Misturando fotografia tradicional com manipulação digital, ele criou uma arquitetura surreal à um nível nunca visto antes, ele isolou uma construção do seu contexto urbano e a libertou do seu ambiente sufocante, fazendo com que as casas voem como pipas, ou como balões.


    As fotos são impressionantes e assustam pelo seu realismo, elas retratam casas simples e normais, mas que estão suspensas no ar, dando todo um ar de leveza e harmonia. Em seu site Laurent diz que se inspirou no filme “O Balão Vermelho” ( Um filme de Albert Lamorisse, filmado em 1956), que mostra uma Paris triste e cinza, ainda se recuperando da 2º guerra mundial. No filme, um garoto encontra um balão vermelho que passa a o seguir por toda a cidade, causando admiração e trazendo uma atmosfera de sonhos e fuga da realidade.


     O universo de Chéhère se assemelha ao filme nas imagens lúdicas e nos tons de cinza em contraste com cores mais fortes. Apesar das semelhanças, o balão vermelho possui uma sequência de dança e um final feliz, já as casas flutuantes aparecem em um espaço já resolvido, mas possuem um final ainda incerto a ser criado pelo espectador.


Confira agora mais imagens criadas pelo artista:











Nenhum comentário:

Postar um comentário