terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Ninfomaníaca choca, causa polêmica e emociona ao mesmo tempo

Novo filme do polêmico diretor Las Von Trier mostra a difícil vida de uma mulher que é viciada em sexo




"Eu sou o pior ser humano do mundo", essa é a primeira frase que a personagem principal de "Ninfomaníaca" dispara logo nas primeiras cenas do longa. Joe é a personagem principal do filme, ela é encontrada desmaiada e toda machucada por um pescador, que a leva pra casa é será testemunha de sua, segundo ela, terrível história de vida.

Para entender melhor o filme e toda a polêmica que ele carrega é necessário entender também o grande marketing que está por trás dele. Obra é claro que vem do próprio diretor que já tem um histórico de filmes pra lá de polêmicos em seu currículo. 


Ninfomaníaca tem num total cinco horas de duração, só que como ninguém aguentaria assistir um filme tão longo assim o diretor resolveu dividi-lo em duas partes, a primeira estreou agora e a segunda só em março. Assim quem quiser acompanhar como será o desfecho da história de Joe tem que esperar até março.


Ao longo do filme Joe começa a contar para o senhor que lhe deu abrigo, toda a história de sua vida, desde a infância, passando pela adolescência até a fase adulta. Só que essa primeira parte fica mais nas duas primeiras fases.

Nos primeiros minutos de conversa, vemos o que aqueles dois estranhos têm em comum: o ato de pescar. Um metaforicamente e o outro, literalmente. O primeiro capítulo mostra como Joe desenvolve sua ninfomania até o ponto de caçar homens para transar. O filme mostra desde a garotinha que brincava de sapinho para testar a energia cinética no chão do banheiro de casa, até a sua fase mais jovem onde agora disputa com outro sapinho,no caso sua amiga,  para quem é capaz de transar com mais homens num banheiro de um trem, visando um saco de chocolates como prêmio. 

Joe em sua fase adolescente

A partir daí, ela vai desenvolvendo a arte de transar com variados tipos de homem. Se ela recebesse dinheiro por cada transa, ela seria chamada de prostituta. Coisa que não é. Aliás, Joe é bem diferente. Joe é uma mulher que aprendeu a fazer sexo (repita aí umas 20 vezes o “fazer”) e numa falta de reconhecimento de si própria, gosta disso. No auge do filme, ela transa com 8 caras na mesma noite em seu apartemnto e não recebe nada por isso. Aliás, o que ela recebe, além de orgasmos, são mimos dos homens mais “VIPs” (digamos assim), que lhe enchem de presentes.


No elenco do filme temos nomes conhecidos como Charlotte, Shia e Stellan  e estão bem em seus papéis. Mas o destaque quase todo vai para a novata Stacy Martin, que interpreta Joe quando jovem/mulher. Stacy começou sua carreira cinematográfica neste ano. A outra parte do destaque fica para a veterana Uma Thurman.

Uma Thurmam brilha em cena
A atriz fica em cena alguns minutos, no máximo 20, mas, já é o bastante para abrilhantar ainda mais o longa, tendo um capítulo da história de Joe totalmente dedicado para ela, o terceiro, Sra H. Sra H é uma mulher que possui três filhos e é deixada pelo marido, que a troca por Joe. Só que o problema é que Joe não está apaixonada pelo Sr H. 

Ela apenas o tem como parceiro de sexo. Não rola amor e nem paixão entre estes dois. Mas a Sra H acha que rola e faz um escândalo grosseiro e inovador na casa de Joe na frente de suas três crianças. Ela é tão incrível que uma das melhores falas do longa é de sua personagem (“Crianças, venham conhecer a cama de prostituição”).



É bom deixar bem claro que Ninfomaníaca não é nenhum filme porno, ou só de pura sacanagem é importante lembrar que por trás de todo esse sexo existe uma pessoa que sofre por todos os seus atos de busca por sexo. 

Outra coisa a ser notada é que não sei qual a magia ou o feitiço utilizados por Lars, mas o filme passa tão rápido, que quando sobe as letrinhas, você se pergunta: “Ué, acabou?”. Por mim, ficaria na poltrona sentado por mais 3 horas tranquilamente. Usando o ditado popular, Ninfomaníaca – Volume I foi apenas tiro e bomba. Porque, ao que parece, no segundo volume vem a porrada e o bicho vai pegar.

Quem puder assista!




Veja aqui o trailer do filme:



Nenhum comentário:

Postar um comentário