sexta-feira, 30 de outubro de 2015

O que fazer em São Paulo numa Segunda feira?

7 dicas para se fazer numa segunda feira bem no centro da cidade




        Todo mundo sabe que a segunda feira é um dia parado em relação ao turismo de São Paulo, isso porque a grande maioria dos museus, centro culturais, sescs e atrações turísticas da cidade estão fechadas. Mas sabendo disso selecionamos 7 super programas para se fazer bem no centro de São Paulo em plena segunda feira.
        As atrações são diversas e tentam agradar a todo o público. Confira agora 7 dicas do que se fazer numa segunda feira em São Paulo:

1- Visita ao terraço do Edifício Martinelli


        O primeiro arranha céu da América Latina, o Edifício Martinelli está localizado no centro de São Paulo entre as ruas São Bento, Av. São João e a Rua Libero Badaró.O Edifício foi projetado pelo seu idealizador, o italiano Giuseppe Martinelli, em 1924 e simbolizou progresso da cidade. Mais de 600 operários trabalharam nas obras. A construção foi iniciada em 1924 e a inauguração aconteceu em 1929, com 20 andares. 

      Com o passar dos anos, novos pisos complementaram a construção. O objetivo de Martinelli, contudo, era chegar aos 30 andares. A obra gerou muita polêmica, pois até então não havia nenhum prédio em São Paulo com grande altura. Na época, edifícios com mais de 10 andares eram considerados muito altos. 

        Atualmente, o prédio é um dos principais símbolos arquitetônicos do Brasil, já foi ponto de encontro da alta sociedade paulistana. Por lá já passaram o Cine Rosário, barbearias, lojas, uma igreja e o luxuoso Hotel São Bento.


2- Galeria do Rock



          Em funcionamento desde 1963, a galeria na Avenida São João, batizada de Shopping Center Grandes Galerias, ficou conhecida do público como Galeria do Rock. O lugar recebe admiradores do estilo musical que até hoje é sua marca registrada. Mas não para por aí. Além dos roqueiros, o local conta com visitantes dos mais variados estilos musicais em busca da variedade de produtos que é possível encontrar por lá.
     A famosa galeria é um ponto de encontro das mais variadas tribos de São Paulo, pelos seus corredores passam os mais variados estilos da cidade. O lugar também abriga os melhores tatuadores da cidade, além de tatuagens também é possível colocar pirncing, cabelo afro, comprar roupas estilosas e ainda comer um lanchinho.

A galeria fica bem no centro de Sp ao lado de prédios históricos como o do Teatro Municipal de São Paulo, vale super a pena dar uma passada lá e conferir todo esse mundo alternativo da cidade de São Paulo

3- Rua 25 de Março



      A rua de comercio mais famosa de São Paulo também está no nosso roteiro. Maior centro de comércio da América Latina e um dos principais pontos turísticos da capital, na 25 de Março (chamada pela maioria dos paulistanos apenas de 25) é possível encontrar quase tudo. A rua surgiu no século 19, quando imigrantes árabes abriram as primeiras lojas no local, mas sua fama teve início nos anos 60. 

      Graças às fortes enchentes que aconteciam naquela época, alguns produtos eram perdidos e o que sobrava era vendido a preços muito baixos. A partir daí, os comerciantes passaram a buscar mercadorias mais baratas.     Todas as lojas que se instalaram na região partiram para este mesmo segmento e, assim, a rua tornou-se o que é hoje: uma especialista em diversidade e preço baixo. 

        Sempre muito movimentada – cerca de 400 mil pessoas por dia e mais de um milhão perto de datas comemorativas, como o Natal –, juntamente com outras ruas da região, como a Rua Comendador Abdo Schain, especializada no comércio de tecidos, a Rua Comendador Affonso Kherlakian, onde está localizada a Galeria Pagé, prédio com diversas lojas, que oferece, principalmente, artigos eletrônicos e a Ladeira Porto Geral, com muitas lojas de fantasia e acessórios, a 25 forma um enorme complexo comercial, com mais de 3.500 pontos de venda.

4- Pedrinho Hot Dog



        Quer fugir do Mercadão Municipal onde vende o famoso sanduíche de mortadela? a nossa dica é o super hot dog do "Pedrinho Hot Dog". O lugar fica na Rua São Bento, num corredor super apertado, mas isso não é problema quando se prova o famoso e, delicioso, hot dog.  

       Na versão mais simples, a salsicha ganha a companhia de ketchup, mostarda, maionese e vinagrete. Atrai o pão crocante de 20 centímetros, assado na própria casa. Também pode vir coberto por parmesão ou gergelim.

       O estabelecimento já é conhecido por muitos Paulistanos e além de ganhar o titulo de melhor hot dog de São Paulo pela revista "Veja São Paulo", também já apareceu no programa "Profissão Repórter" da Rede Globo.

5- Teatro Municipal de São Paulo


         Aberto ao público no dia 12 de setembro de 1911, o Theatro Municipal de São Paulo começou a ser construído oito anos antes, em 1903. Projetado por Cláudio Rossi e desenhado por Domiziano Rossi, foi inaugurado pela ópera de Hamelet, de Ambroise Thomas, para uma multidão de 20 mil pessoas que se amontoavam na Praça Ramos de Azevedo, centro de São Paulo. Com isso, a cidade começava a se integrar ao roteiro internacional dos grandes espetáculos.

       O Theatro Municipal, um dos grandes cartões-postais de São Paulo, passou por uma complexa reforma que levou quase três anos, restaurando o palco, centenas de pinturas antigas e mais de 14 mil vitrais e fazendo com que o local ficasse mais parecido com o Municipal do século passado, mas muito mais moderno.

       Hoje, o Theatro coordena escolas de música e dança e busca desenvolver cada vez mais o trabalho de seus corpos estáveis: a Orquestra Sinfônica Municipal, a Orquestra Experimental de Repertório, o Balé da Cidade, o Quarteto de Cordas, o Coral Lírico e o Coral Paulistano.


6- Doceria Casa Mathilde


     Em um ambiente super aconchegante e propicio para comer um bom doce português a Casa Mathilde é uma das docerias mais tradicionais de São Paulo. Trata-se de um café/doceria de empresários portugueses que trouxeram as idéias de doces da Vila de Sintra de Portugal, então por lá você encontrará queijadinhas, pastéis de nata, travesseirinhos de sintra, e todas as outras guloseimas portuguesas deliciosas.

       Misto de cafeteria, casa de chá e confeitaria, a Casa Mathilde ocupa 1.200 m² divididos em três pisos e tem capacidade para 80 pessoas sentadas. No térreo, um longo balcão envidraçado, próprio para um lanche ou café rápidos, ostenta os cerca de 32 tipos diferentes de doces. À esquerda de quem entra, mesinhas e bancos acomodam quem chega para uma refeição mais demorada.

        Os preços dos doces não são tão salgados (desculpe o trocadilho), há opções a partir de R$ 5,80 e há ainda um cardápio de pães e sanduíches, ideal para um lanche depois de passear pelo centro.


7- CCBB SP



        O CCBB São Paulo ocupa o prédio construído em 1901 na Rua Álvares Penteado, 112, esquina com a Rua da Quitanda. Localizado no coração histórico da cidade, numa via hoje de pedestres, o edifício foi comprado em 1923 pelo Banco do Brasil. Em 1927, após uma reforma projetada pelo arquiteto Hippolyto Pujol, tornou-se o primeiro prédio próprio do Banco do Brasil na capital.

       A construção foi inteiramente reformada para abrigar o CCBB São Paulo. Os elementos originais foram restaurados, mantendo assim as linhas que o tornam um dos mais significativos exemplos da arquitetura do início do século.

      Inaugurado em 21 de abril de 2001, o CCBB São Paulo é a quinta instituição cultural mais visitada no País e a 69º no mundo, de acordo com o ranking da publicação inglesa The Art Newspaper (abril/2014). O prédio possui área construída de 4.183 m2, ocupada integralmente pelas dependências do CCBB.

Confira o vídeo das dicas de: "o que fazer numa segunda feira em SP" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário