segunda-feira, 19 de agosto de 2013

'La Verità' transforma o surrealismo de Dali em acrobacias no palco

Espetáculo que une teatro, dança e circo  é baseado em obra de Salvador Dali


     Em um universo onírico o espetáculo "La Verità", que faz curta temporada no Teatro Bradesco, rinocerontes dançam, acrobatas executam números de primorosa precisão corporal.  Há ainda uma trupe de palhaços e uma tela gigante de 15mX9m, assinada por Salvador Dali. 

    A montagem traz ao Brasil pela primeira vez a Companhia Vinzi Pasca, do diretor Daniele Finzi Pasca (que dirigiu o espetáculo Corteo para o Cirque Du Soleil) agora, ele dirige uma trupe de 12 artistas de diferentes partes do mundo, e segue a cartilha do novo circo, promovendo uma fusão entre acrobacias, teatro, dança e circo.

A pintura Tristão e Isolda é tema do espetáculo
     A pintura Tristão e Isolda, que foi pintada por Dali em 1944, para ser cenário do ballet Tristan Fou, apresentado no Metropolitan Opera de Nova York, estava desaparecida há décadas e reaparece agora para esta montagem. A turnê internacional estreou em janeiro no Canadá, e depois do Brasil, será vista em países europeus como França, Itália, Espanha e Suíça, e ainda na Ásia, Austrália e Estados Unidos.



     O espetáculo conta a história de um leilão da obra de Dali, que nunca acontece. Em um mosaico de imagens sobrepostas, o espectador acompanha, entre números acrobáticos não lineares, a negociação da peça, cujos recursos seriam destinados a um asilo que abriga “artistas decrépitos”.

     Durante a peça é possível notar o forte sotaque dos atores que se esforçam para falar português, fato que não prejudica o entendimento da trama. A peça também conta com pequenas adaptações para o público Brasileiro como músicas e falas que fazem lembrar a nossa cultura.







Por que ver "La Virità":

>> Daniele Finzi Pasca é um diretor que deve ser acompanhado de perto. Além dos trabalhos na própria companhia, tem despertado interesse mundial de outros grupos. Por exemplo, 'Corteo', montagem do Cirque du Soleil que desembarca em Belo Horizonte em 19 de setembro, também leva a assinatura do suíço. Outra empreitada de peso são as cerimônias dos  jogos Olímpicos de Inverno na Rússia.

>> Não é todo dia que se tem a oportunidade de estar diante de uma tela original de Salvador Dalí. Só contemplar o trabalho do mestre catalão já vale o ingresso.

>> 'La verità' não conta nenhuma história sobre Salvador Dalí, mas vale ficar atento às inúmeras referências à obra dele que aparecem ao longo do espetáculo. Desde as luminárias em formato de ovo – o catalão tinha fascínio com esse formato – até uma crítica às touradas espanholas.

>> A mistura de linguagens é outro destaque do espetáculo. Ao mesclar vídeos, sombras e efeitos de iluminação, Daniele Finzi Pasca cria imagens belíssimas. Preste atenção na cena da tourada e também a dos espirais com rinocerontes.

Veja o vídeo de "La Virità"




Nenhum comentário:

Postar um comentário