quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Grupo Gattu encena "Boca de Ouro" de Nelson Rodrigues

    
   O universo de Nelson Rodrigues está em cartaz, mais uma vez, nos palcos Paulistanos. Dessa vez quem encena o dramaturgo carioca é o grupo Gattu de teatro. O grupo que já vem fazendo alguns trabalhos de Nelson, como "Viuva porem honesta" e "Dorotéia", agora se destaca por montar "Boca de ouro", tragédia carioca dividida em três atos.
   
     
     A peça dirigida por Eloísa Vitz, conta história do bicheiro boca de ouro, que arranca todos os seus dentes para substituí-los por dentes de ouro, tudo isso para demonstrar força, poder e curar traumas familiares. A história é contada em três versões diferentes por uma de suas amantes, dona Guigui. Nessas versões o espectador está livre para acreditar, ou não, na forma que os fatos são narrados. A figura real de Boca de ouro, só aparece na primeira cena, na qual ele vai ao dentista e pede para trocar seus dentes naturais por dentes de ouro. A partir daí, Boca de ouro surgirá sempre nos subconsciente de Guigui, que narra os fatos decorrentes da peça, e nas narrações dos jornalistas sensacionalistas, que noticiam sua morte e partem para uma investigação mais detalhada do fato.




    A encenação proposta pela diretora, nos remete ao universo da malandragem carioca, fator decorrente nas peças de Nelson. Os atores estão bem a vontade em cena, com exceção de uma atriz que parece não estar tão envolvida na trama, fato que acaba dispersando a atenção em algumas cenas, mas como ela aparece pouco, não prejudica o andamento da peça. Um destaque especial para o elenco principal da peça que está muito bem entrosado e passa veracidade nas cenas.


Elam lima (Boca de Ouro)
     O ator Elam Lima,  que interpreta Boca de ouro, apesar da sua pouca idade, consegue passar toda a veracidade do seu personagem, graças a um trabalho de voz e corpo, que nos dá a impressão de ele ser mais velho, e é aí que está o trabalho do ator, de convencer as pessoas que os limites de idade, corpo e tempo podem ser ultrapassados  de acordo com a proposta de peça. Destaque também para a atriz Daniela Rocha Rosa, que rouba a cena toda vez que pisa no palco, com uma interpretação bem humorada, mesmo nos momentos de tragédia. O cenário da peça também merece destaque, são andaimes movimentados pelos próprios atores, e se transformam de acordo com a necessidade da cena.


    "Boca de ouro" está em cartaz no teatro Gil Vicente, aos sábados as 21hs e aos domingos as 20hs. A entrada é gratuita e as pessoas devem retirar os ingressos no local. Vale a pena conferir a peça e conhecer um pouco mais do universo de Nelson Rodrigues.


Nenhum comentário:

Postar um comentário